Teatro Municipal Maria Clara Machado
Planetário da Gávea
Escrita pelo romeno Matéi Visniec, A História do Comunismo Contada aos Doentes Mentais estreia no próximo dia 16 de outubro no Teatro Municipal Maria Clara Machado com direção de Marcus Alvisi e um elenco de jovens atores formados pela CAL.
A peça se passa no Hospital Geral de Moscou em 1953, um pouco antes da morte do líder do soviético Josef Stalin. O diretor do hospital convida o escritor Yuri Petrovski a passar uma temporada ali e pede para que ele reescreva, de maneira acessível ao entendimento dos pacientes doentes mentais, a história do Comunismo e da grande Revolução de outubro. Petrovski é convencido de que essa "terapia" poderá curar vários internos.
Embora o texto de Visniec fale de um momento específico da nossa história, a grande revolução de outubro de 1917, quando a Rússia torna-se União Soviética e todas as consequências que advém daí, a peça dialoga com o momento em que vivemos. "Não nos esqueçamos que a mesma fragmentação existente à época permeia nossos dias um tanto quanto sombrios", explica o diretor.
Visniec é um convicto humanista. Seus temas são sempre espinhosos. Carregados de ironia, sarcasmo e emoção, trabalham sempre privilegiando o homem e suas contradições. A montagem segue sendo fiel às suas idéias. "Embora tenha colocado duas cenas de uma outra peça do mesmo autor, Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias, para iniciar e terminar as apresentações. No entanto, tenho certeza que irá contribuir para a clareza do espetáculo", conclui Alvisi.
Marcus Alvisi
Matéi Visniec
Natália Horochoviski
José Dias
Clarissa Araújo
Wilson Reiz
Maria Duarte
Tainá Mesmo
Nathália Cavalcanti
Soraya Bastos
Marcus Alvisi
Rita Ariani
Pablo Henriques
Ana Gaio
Marcia Quarti
Dayene Ruffo